quarta-feira, 13 de maio de 2009
O poder do abacaxi...
O poder do abacaxi
Para além de muito saboroso e refrescante, o abacaxi tem propriedades nutricionais únicas. Tem variadíssimas vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, B1, C e D, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, contém quantidades generosas de celulose, que melhora bastante o funcionamento intestinal. Mas o que lhe confere a “fama” é o facto de conter bromelaina, uma enzima com poderosa acção digestiva, também conhecida por enzima “queimadora” de proteínas e gorduras! Basicamente o papel da bromelaina é activar a produção de ácido clorídrico (existente no estômago), que tem como função digerir quimicamente os alimentos ingeridos. O que vai resultar numa digestão mais facilitada, essencialmente de produtos lácteos (leite, queijo, iogurte, manteiga) e carnes (vermelhas e brancas).
Se costuma sofrer de obstipação pode consumir o abacaxi em jejum (e esperar no mínimo 2 horas até à próxima refeição) ou pode fazer refeições exclusivas de abacaxi, isto é, 2 a 3 vezes por semana, o seu jantar deveria ser só abacaxi natural (sem limite de quantidade). Vai ver que para além de melhorar o funcionamento intestinal também emagrece uns quilinhos!
Sabia que a acidez deste fruto também facilita a absorção do ferro? Sendo óptimo para tratar casos de anemia.
O abacaxi também está recomendado para o tratamento de perda de memória e aterosclerose. Para tal, é necessário aplicar uma dieta exclusiva de abacaxi 2 a 3 dias por mês.
Este saboroso fruto também pode e deve ser utilizado como:
- Diurético,
- Desintoxicante do fígado e da vesícula biliar,
- Anti-inflamatório do tubo digestivo, da bexiga e do sistema osteo-articular,
- Depurativo do sangue.
VALORES NUTRICIONAIS / 100g (Tabela da Composição de Alimentos – Instituto de Saúde, Dr. Ricardo Jorge)
- Calorias: 44.0 Kcal
- Hidratos de Carbono: 9.5 g
- Proteínas: 0.5 g
- Gorduras: 0.2 g
- Colesterol: 0 g
- Fibras: 1.2 g
Dr. ª Magda Penteado – Nutricionista da Clínica Cellulem Block Infante
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário