domingo, 24 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Chá verde, é bom para a saúde



O chá verde, é um "chá verdadeiro", o que significa que é feito somente com as folhas da Camellia sinensis, a qual passa por uma oxidação mínima durante o processamento. O chá verde é originário da China e tornou-se associado a muitas culturas asiáticas.





Chá verde contém dois metabólitos da cafeína (substâncias similares à cafeína): teofilina, que é mais forte que a cafeína, e teobromina, que é levemente mais fraca que a cafeína. Nas últimas décadas o chá verde tem sido objeto de muitos estudos médicos e científicos para determinar a exatidão das diversas propriedades benéficas à saúde atribuídas e ele. Há alguma evidência científica que sugere que beber chá verde regularmente pode diminuir o risco de doença cardíaca e certos tipos de câncer.




Mais recentemente o chá verde tornou-se mais popular no ocidente, onde o chá preto é tradicionalmente consumido. Muitas variedades de chá verde foram criadas em países nos quais o seu crescimento pode diferir substancialmente devido às condições para o cultivo e tempo de processamento e colheita.





Benefícios à saúde do chá verde não comprovados cientificamente

O chá verde tem recebido crédito por uma vasta gama de benéficos à saúde, os quais não foram definitivamente comprovados cientificamente em humanos. Os principais supostos benefícios à saúde do chá verde são:
* Interromper a progressão de algumas doenças degenerativas como mal de Alzheimer e de Parkinson.
* Prevenção e tratamento de câncer.
* Tratar esclerose múltipla.
* Prevenir a degradação de membranas celulares a neutralizar a ação dos radicais livres.
* Reduzir os efeitos do colesterol LDL (colesterol ruim) e elevar a produção de HDL (colesterol bom).
* Ajudar a utilização de gordura como energia e elevar o metabolismo, o que ajudaria no emagrecimento.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O poder do abacaxi...



O poder do abacaxi

Para além de muito saboroso e refrescante, o abacaxi tem propriedades nutricionais únicas. Tem variadíssimas vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, B1, C e D, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, contém quantidades generosas de celulose, que melhora bastante o funcionamento intestinal. Mas o que lhe confere a “fama” é o facto de conter bromelaina, uma enzima com poderosa acção digestiva, também conhecida por enzima “queimadora” de proteínas e gorduras! Basicamente o papel da bromelaina é activar a produção de ácido clorídrico (existente no estômago), que tem como função digerir quimicamente os alimentos ingeridos. O que vai resultar numa digestão mais facilitada, essencialmente de produtos lácteos (leite, queijo, iogurte, manteiga) e carnes (vermelhas e brancas).




Se costuma sofrer de obstipação pode consumir o abacaxi em jejum (e esperar no mínimo 2 horas até à próxima refeição) ou pode fazer refeições exclusivas de abacaxi, isto é, 2 a 3 vezes por semana, o seu jantar deveria ser só abacaxi natural (sem limite de quantidade). Vai ver que para além de melhorar o funcionamento intestinal também emagrece uns quilinhos!

Sabia que a acidez deste fruto também facilita a absorção do ferro? Sendo óptimo para tratar casos de anemia.

O abacaxi também está recomendado para o tratamento de perda de memória e aterosclerose. Para tal, é necessário aplicar uma dieta exclusiva de abacaxi 2 a 3 dias por mês.

Este saboroso fruto também pode e deve ser utilizado como:

- Diurético,

- Desintoxicante do fígado e da vesícula biliar,

- Anti-inflamatório do tubo digestivo, da bexiga e do sistema osteo-articular,

- Depurativo do sangue.


VALORES NUTRICIONAIS / 100g (Tabela da Composição de Alimentos – Instituto de Saúde, Dr. Ricardo Jorge)
- Calorias: 44.0 Kcal
- Hidratos de Carbono: 9.5 g
- Proteínas: 0.5 g
- Gorduras: 0.2 g
- Colesterol: 0 g
- Fibras: 1.2 g



Dr. ª Magda Penteado – Nutricionista da Clínica Cellulem Block Infante