quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A energia na ponta dos dedos


A energia na ponta dos dedos



Muita gente não se dá conta do poder que tem nas mãos e nos pés. Mas o ser humano possui um poder de captação de energia incrível nas extremidades dos membros superiores e inferiores. Isso porque eles são canais de energia, conhecidos na acupuntura por pontos ting (nascentes). A partir deles são captadas as energias dos cinco elementos do universo: água, fogo, terra, ar/metal e madeira.



Desde o momento em que o cordão umbilical - considerado o centro do corpo - é cortado, o bebê já passa a buscar mais energia pelas extremidades. O processo prossegue nos primeiros meses de vida, quando começa a engatinhar até que os pés são firmados no chão e tudo está sob o alcance das mãos. Os pés buscam a energia da terra - são as raízes que transportam a energia para o movimento - e as mãos a energia do céu.



Sempre é importante frisar que o toque das mãos transmite muita energia. Tanto é assim que, na acupuntura, estas regiões têm papel fundamental para o equilíbrio da energia. Na antiguidade, muitas técnicas eram utilizadas apenas nas mãos e nos pés, além da reflexologia (tipo de massagem chinesa e egípcia) e ainda as coreanas de acupuntura nas mãos.



Saliente-se que todos os seres humanos têm muito poder nas mãos e pés: um apoio amigo ou um simples toque nas horas de dificuldade valem mais que muitas palavras. É muito importante criar o hábito de se auto massagear sempre, pois - além de ativar a circulação das extremidades - aciona muitos pontos que ajudam a equilibrar a energia do organismo.



*Julio Ganiko é consultor em terapias orientais, acupunturista e massoterapeuta atuado e aprimorado técnicas no Japão e na China, além de diretor do Spa Urbano Julio Ganiko

2 comentários:

Lina Querubim disse...

Olá Aldinha ;)
bem que precisava de uma massagem energética...beijokas

Alda disse...

Lina,

É uma das coisas melhores da vida!!!

Bjs