segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Beleza das mãos e unhas



Esta rica fonte de expressão merece alguns cuidados simples, que podem torná-las ainda mais belas e revitalizadoras
Segundo os orientais, as mãos guardam magias, emanam energias curativas e expressam emoções - cumprimentar, acariciar, curar, confortar, trabalhar, etc.
Esta rica fonte de expressão merece alguns cuidados simples, que podem torná-las ainda mais belas e revitalizadoras. Sempre em evidência e utilizadas em quase todas as actividades, sujeitas às alterações climatéricas, ao meio ambiente e ao passar dos anos, as mãos são uma das zonas do nosso corpo que mais está em contacto com tudo o que nos envolve.


As mãos são o espelho da nossa personalidade. Umas mãos bem cuidadas e umas unhas arranjadas e bonitas dizem muito a respeito da personalidade de uma pessoa. Elas são o nosso “cartão de visita”. Como tal, mantê-las cuidadas é sinónimo de elegância, tanto para mulheres como para homens.


Saúde e higiene
Independentemente de onde se cuida das unhas, é necessário prestar atenção a alguns detalhes que podem garantir - ou comprometer - a saúde. Todo o material que é utilizado para o tratamen¬to das unhas deve ser limpo e esterilizado.

Num instituto de beleza, os materiais utilizados devem ser trocados de cliente para cliente, para evitar a propagação de doenças e infecções, que vão de simples micoses até mesmo à hepatite C (que é transmitida através do sangue contaminado).

Uma opção é a própria cliente levar os seus utensílios. Os alicates de cutículas devem, se possível, ser substituídos por outros métodos em que não se corte a cutícula. A cutícula é uma protecção natural que tem como função proteger a unha, tapando a entrada de fungos e bactérias. Quem retira toda a cutícula perde esta protecção natural e fica mais susceptível a contrair infecções.

Como solução, em vez de se retirar a cutícula, a manicura deve empurrá-la cuidadosamente com a ajuda de uma espátula. Existem ainda cremes próprios para amolecer a cutícula e outros métodos. Por isso, os alicates e todos os instrumentos de corte devem começar a ser substituídos por métodos diferentes.


Conselhos para manter as unhas saudáveis:

Evitar o contacto com detergentes e líquidos ácidos.

Utilizar luvas de vinil para trabalhos com água ou zonas húmidas.

Utilizar luvas de algodão para trabalhos secos.

Manter as unhas médias, pois quanto maiores forem, maior a probabilidade de se estragarem. Cortar as unhas e limá-las no formato que preferir. O ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebram com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e rectos da lima. As unhas redondas devem ser limadas na diagonal.

Não utilizar as unhas como instrumento de pressão.

Ter cuidado com os cosméticos que se usam, sobretudo a acetona.

Evitar cortar as "cutículas" das unhas. A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias. É um erro retirá-la totalmente. O ideal é amolecê-la e empurrá-la com a espátula.

Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o verniz começa a descascar deve-se retirá-lo e hidratar a área.

Dar semanalmente um banho de imersão às unhas, empurrando suavemente a cutícula para trás para libertar a unha e favorecer o seu crescimento.

Manter as limas, alicates e outros instrumentos impecavelmente limpos e desinfectados.

Sempre que possível dar às mãos e unhas um banho de 30 minutos com óleo de bebé ou azeite morno.

Uma dieta rica em proteínas e cálcio - carne, peixe, ovos, leite e derivados - é fundamental para ter unhas bonitas e saudáveis.

Deixe de roer as unhas. Isso facilita o aparecimento de fungos!

Artigo retirado da revista profissional Estética Viva

4 comentários:

Liliana disse...

Está o máximo este espaço, Alda.
MUITOS PARABÉNS!!!
Vou voltar mais vezes!!!
És uma GRANDE mulher!!!
Beijinhos

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

Olá querida Alda, adorei a tua postagem, muitos e bons conselhos como manter as unhas bonitas... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Luna disse...

é verdade as nossas mãos tanto podem dizer, e se não as cuidarmos, é uma das partes do corpo que precisa de bastante
hidratação
beijos

Alda disse...

Obrigado pela vossa visita.
Um beijo