terça-feira, 25 de novembro de 2008

Comer para emagrecer!!!



Coma e emagreça
Complementos

Eles são indispensáveis

Tire proveito máximo

matéria
Tem que comer para emagrecer

Estas também são boas razões para você se alimentar bem e perder peso


- Quando se está em jejum, o organismo entra em estado de alerta. Privado de novas fontes de energia, ele entende que precisa racionar suas reservas para enfrentar um eventual período de escassez alimentar. Resultado: “Fica mais difícil cessar os estoques de gordura, e o corpo passa a utilizar a massa magra dos músculos para gerar energia”, explica a nutricionista Mariana del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. Por isso, ficar sem comer não é a melhor solução para quem quer ver o ponteiro da balança lá em baixo.

- Aposte nos alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes e cereais. “Eles ocupam maior volume no estômago, promovendo saciedade”. Sem contar que auxiliam no trânsito intestinal e ajudam a eliminar gordura.

- Procure consumir alimentos com baixo índice glicêmico, aqueles que são lentamente absorvidos pelo organismo e, portanto, não promovem picos de açúcar no sangue. E, ainda por cima, dão saciedade. É o caso da aveia, do farelo de trigo, da pêra e da maçã.

-Faça cinco refeições por dia! Isso mesmo. O ideal é comer a cada três ou quatro horas. “A mastigação e a digestão, por si sós, já activam o metabolismo, fazendo com que ele aproveite melhor a energia”. Além disso, comer mais vezes evita a fome excessiva na refeição subsequente, o que permite reduzir o tamanho das porções. Sem contar que o corpo bem abastecido mantém a produção de insulina estável, o que evita picos que levariam ao cúmulo de gordura.

-Coma proteína logo de manhã. Vale leite desnatado, ovo cozido e peito de peru. Um estudo realizado na Universidade Purdue, nos Estados Unidos, revelou que consumir o nutriente nesse horário faz com que a pessoa se sinta até cinco vezes mais saciada durante o dia.

-Inclua alimentos como chá verde, pimenta-vermelha e gengibre na sua dieta. Embora não haja um consenso científico, alguns estudos apontam para o efeito termogênico desses itens. Em outras palavras, eles ajudariam a acelerar o metabolismo.

Artigo retirado da net



Leva comida de casa?
5 conselhos para almoçar melhor
Menos gordura, mais fibra. Esta é a chave de uma alimentação menos calórica e favorecedora de um bom trânsito intestinal
Nas sanduiches: em vez de manteiga e margarina, barre o pão com (pouco) creme vegetal de baixas calorias ou um fiozinho de azeite; inclua alface, tomate, pepino, cenoura, espargos e outros vegetais frescos.

Coma fruta: a variedade é importante. Se optar sempre pela maçã, vai acabar por se cansar. Experimente levar uvas ou ananás às fatias. Mas cuidado com os sumos naturais: têm grande concentração de açúcar e aportam menos fibra ao organismo.

Hidrate-se: Beba muita água entre as refeições natural ou fria, lisa ou com gás, com sabores ou tradicional. O chá frio sem açúcar ou as tisanas são alternativas válidas e saborosas. Corte com que os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

Não dispense a sopa: há receitas deliciosas de sopas frias (de pepino, tomate, ervilhas) para o Verão. E nada melhor que aquecer um dia de Inverno com uma sopa caseira, fácil de transportar em recipientes-termo.

Saladas : muito mais que alface! Experimente bases de arroz integral ou feijão frade e inclua um punhado de frutos secos, como nozes, passas e pinhões. Estas misturas são nutritivas, ricas em fibra e saciam a fome. Para os temperos, aventure-se no mundo surpreendente dos azeites aromatizados e dos vinagres balsâmicos.

2 comentários:

LOURO disse...

Olá Amiga Alda... Aqui tem uma bela postagem, para quem quer perder uns quilitos, como é o meu caso...Obrigado!
Beijinhos,
Lourenço

Multiolhares disse...

boas dicas nos trazes aqui, temos de aprender a comer, a seleccionar
o que bem nos alimenta sem engordar
beijos