quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Saúde, beleza e bem-estar com chás...


Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista e patrono das artes, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiénica. Durante uma viagem, deixou cair acidentalmente algumas folhas na água que estava a ser fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu e achou muito refrescante. O chá tinha sido criado!

Você sabe como preparar um chá?

Os métodos mais usados na manipulação das ervas são:

Infusão:
A planta é colocada em um recipiente de louça e despeja-se água em início de fervura. Em seguida, abafa-se e mantém em repouso por, no mínimo, 10 minutos. A mistura deve ser coada antes do uso. O abafamento é importante, principalmente quando se utilizam folhas e flores, assim evita-se a perda dos princípios activos das plantas.

Decocção:
A erva ou planta deve ser colocada em um recipiente, de preferência de vidro, com água fria. Em seguida, com o recipiente semi-tampado, ferve-se por 10 a 15 minutos.

Quanto mais dura a parte da planta utilizada, maior o tempo de fervura. Recomenda-se deixar repousar por 10 minutos com o recipiente tampado, coando-se a mistura em seguida.

Este método é indicado para sementes, cascas de árvores e frutas.



Como obter o máximo de benefícios?

Eles podem ser tomados em temperatura quente no caso de resfriados e bronquite, mornos para insónia e finalidade relaxante e, frios ou gelados para problemas estomacais ou diarreias.

O efeito de um chá é maior quando ele é tomado em jejum ou minutos antes do sono.
Procure não deixar colheres dentro do líquido e nunca reaproveite um chá preparado, de um dia para o outro.
Quer esquentar e espantar a preguiça!!

Chá de Gengibre

Benefícios: melhora a circulação sanguínea, previne coágulo, tem acção anti inflamatória, antibiótico, anti oxidante, estimulante e antidepressiva. "Turbina" o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaqueca, gripes, gastrite e úlceras. É auxiliar no emagrecimento pela acção termogênica. Faz bem à saúde e à beleza. Faça bom proveito!

Ingredientes
1 pedaço de +- 5 cm de raiz gengibre
¼ de limão
½ litro de água
1 pau de canela
4 a 5 cravos-da-índia
1 pitada de noz moscada ou cardamomo

Modo de Preparo
Faça um sumo de gengibre e limão. Coloque o sumo em uma panela (de inox) e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando. Acrescente a noz moscada ou cardamomo.

Artigo retirado da net

Sem comentários: