segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pão : sim ou não?


Bem-Estar dietas

Pão: sim ou não?
Desvende os mitos associados a este alimento
O pão é um alimento tão delicioso e saudável quanto assustador, entre os homo-panis-privatus. Ou seja, é bom e faz bem mas os “dieto-preocupados” privam-se desta e doutras fontes de amido (hidratos de carbono) com garras e dentes.

Afinal, podemos comer pão? Não podemos? O pão engorda? Quantas calorias tem? O pão integral engorda menos? O pão tem banha de urso? Esta era para ver se estava atenta :).

E qual o melhor pão? Estas questões são o meu "Pão Nosso de Cada Dia". As respostas que se seguem são um misto de opinião com ciência da nutrição. Use o seu bom senso para chegar às suas conclusões.

Afinal podemos comer pão? Não podemos?
Podemos comer pão, SIM! Parte da trilogia mediterrânica: pão, azeite e vinho, um bom pão* é uma excelente fonte de hidratos de carbono (o nosso principal fornecedor de energia), e uma boa fonte de proteína (8-10% de proteína vegetal), fibra e vitaminas B. Infelizmente é também uma “excelente” fonte de sal!!

É um alimento adequado para todas as idades e só não devem comer pão aquelas pessoas a quem o pão possa fazer (a agora “famosa”) barriga inchada, tenham graves intolerâncias alimentares aos cereais constituintes (normalmente o trigo), como na doença celíaca, e/ou aos fermentos (normalmente utilizados no fabrico de pão), e as pessoas que sabem que são hipertensas (muitas há que desconhecem a sua tensão arterial) devem comer apenas pão com baixo teor de sódio (pão do coração, pão são...).

O pão engorda? Quantas calorias tem? O pão integral engorda menos?
O pão não engorda. Ou melhor, o pão por, obviamente, ter calorias poderá engordar tal como a restante comida com calorias semelhantes, se comer em demasia. Ou seja, coma pão moderadamente e sem muita gordura adicionada. Assim não precisará de mudar o buraco do cinto e fará sorrir as suas papilas gustativas enquanto se alimenta bem.

O pão tem cerca de 250-280 calorias por 100 gramas. Uma fatia generosa terá cerca de 40 g e 110 calorias; uma bolinha poderá ter 50-60 g. O pão integral é preferível ao branco mas as calorias são semelhantes, por isso não é “por aí” que poderá engordar menos. Ninguém deve comer menos que 1200 kcal por dia, e preferencialmente não menos que 1800 kcal, por isso faça as contas e sorria.

Qual o melhor pão?
*O melhor pão é o pão caseiro, artesanal, rústico, denso e relativamente elástico ao trincar – seja com que cereais for: trigo, centeio, milho, mistura, etc. Quer-se uma moagem grosseira e o mínimo de ingredientes possível: bastam três – a farinha, a água, a levedura/fermento e opcionalmente o sal, as sementes, etc... Como diz um dos meus livros favoritos, “the beauty of bread is its simplicity”.

Uma recomendação pessoal:
Pão Integral de Trigo - cozido a lenha em forno de alvenaria
Marca: José Patrício Marcos
Ingredientes: 1) farinha de tripo tipo 150 (um número elevado do tipo de farinha significa que é muito integral), 2) água, 3) levedura.
Gramas: 200 g
Onde comprar: só no Mini Preço!


Boas refeições!


sapo mulher
Drª Madalena Muñoz

1 comentário:

Multiolhares disse...

no fundo uma alimentação equilibrada faz parte o pão e desde que não se abuse nada faz mal
beijinhos